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Acervo de múltiplas vozes

Acervo de múltiplas vozes: registro, preservação e disseminação de narrativas de experiências com arte e educação

Equipe: Profª. Drª. Sumaya Mattar (Coordenação); Leandro de Oliva Costa Penha (doutorando – PPGAV/ECA/USP), Priscila Akimi Hayashi (mestranda PPGAV/ECA/USP), Camila Vasques da Silva, David Queiroz, Letícia Santos de Morais, Mirella Malagrine Basti (bolsistas PUB/USP) e Luana Lorena Sato (graduanda CAP/ECA). Laura Martins Sapucaia atuou no projeto, como bolsista PUB/USP, de setembro de 2021 a julho de 2022. 

O projeto de pesquisa intitulado Acervo de múltiplas vozes: registro, preservação e disseminação de narrativas de experiências com arte e educação visa, por um lado, coletar, preservar e disseminar narrativas que fomentem ações educativas voltadas à diversidade de códigos estéticos e à multiplicidade de formas de aprender arte e de expressão não alinhadas com as perspectivas hegemônicas, por outro lado, concomitantemente, pretende operar diretamente na formação inicial e continuada de pesquisadores e professores de arte.

Parte do projeto é  desenvolvida na disciplina de graduação do curso de Artes Visuais da ECA/USP “História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas”, que vem sendo oferecida desde 2018, quando, reformulada, passou a fazer uso da História Oral. Desde então, a disciplina foi oferecida cinco vezes (respectivamente em 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022).

Ao longo do curso, os estudantes realizam um projeto de pesquisa – individual ou em grupo – que culmina com a realização de entrevistas com pessoas que possam oferecer contribuições à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem da arte em chave ampliada e em uma perspectiva contra-hegemônica.

A fase que antecede a realização das entrevistas envolve estudos teóricos sobre o ensino de arte no Brasil, a abordagem da História Oral e as teorias pós-colonialistas do currículo, além da temática específica extraída do universo de cada entrevistado, dentre as quais: a Pedagogia Griô, as Leis 10.639/03 e 11.645/08. as culturas indígenas e afrobrasileiras, arte e educação nas periferias, a questão migratória, questões de gênero, entre outras.

Após a realização, as entrevistas são transcritas pelos estudantes-pesquisadores, que também preparam um audiovisual ou um podcast e escrevem um capítulo da série de livros lançada em 2021, denominada “Acervo de múltiplas vozes: narrativas de experiências com arte e educação”, publicada no Portal de Livros Abertos da USP.

O capítulo 01 do primeiro volume traz uma apresentação detalhada da pesquisa e está disponível em http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/668

A primeira fase da pesquisa prevê a organização dos dados coletados em um acervo digital, para amplo acesso a pesquisadores, professores, estudantes, artistas e demais interessados. É assim que, pouco a pouco, esses ricos materiais estão sendo organizados e publicados no Portal GMEPAE (https://gmepae.com.br/acervo-multiplas-vozes/entrevistas).

Na segunda fase, iniciada no segundo semestre de 2022, os pesquisadores devem se dedicar à análise dos conteúdos das entrevistas.

Todas as pessoas envolvidas neste projeto autorizaram a publicação das entrevistas no Portal do GMEPAE, para que suas ricas experiências de vida transponham os cercos da academia e cheguem a muitas pessoas. A todas, nossa imensa gratidão!

Para fazer uso de qualquer dado ou material do acervo é OBRIGATÓRIO citar as referências completas que os acompanham (nos vídeos, podcasts, transcrições e artigos), assim como o endereço do Portal GMEPAE onde estão publicados e referenciar devidamente o título da pesquisa e a pesquisadora coordenadora.