A pesquisa está dedicada a compreender o desenvolvimento dos aspectos integralidade e aprofundamento, provindas de artista Toshi Tanaka e seu Dōjō, em aulas de Arte do ensino formal. Trate-se de um estudo elaborado em dois tempos, de modo que o primeiro momento esteja direcionado à compreensão das características da prática artística/pedagógica do artista supramencionado e revelações sobre especificidades de seu local de prática, através de uma abordagem autoetnográfica. Quanto ao segundo momento, uma sequência de aulas é construída a partir da experiência com o universo nipônico do professor-pesquisador, considerando-se os códigos ritualísticos presentes nas formas corporais, nas linguagens, nas vestimentas, nas religiosidades, entre outros, os quais compõe juntos o sistema de condutas japonês, chamado de Reigi Sahō.
OSHIRO, Alexandre. Espaços e tempos do ar: caminhos da permeabilidade corpórea.Todos os direitos reservados
Coordenação | Sumaya Mattar
Pesquisa e Conteúdo | Leandro de Oliva Costa Penha, Priscila Akimi Ayashi e Elisabete Marin Ribas
Apoio técnico | Luiza Oliveira Lino dos Santos
Criação do logotipo GMEPAE | Isabella Pugliese Chiavassa
Desenvolvimento Web | VAR Digital