Equipe: Profª. Drª. Sumaya Mattar (Coordenação); Elisabete Marin Ribas (Pesquisadora IEB/USP), Leandro de Oliva Costa Penha (Pesquisador PPGAV/ECA/USP), Priscila Akimi Hayashi (Pesquisadora PPGAV/ECA/USP) e Nelbert Henrique Araujo. Luiza Oliveira Lino dos Santos, David Queiroz, Mirella Malagrine Basti, Laura Martins Sapucaia, Letícia Santos de Morais, Luana Lorena Sato, Camila Vasques da Silva atuaram no projeto como bolsistas PUB/USP, em diferentes momentos, entre setembro de 2021 e agosto de 2025.

O projeto de pesquisa Acervo de múltiplas vozes: registro, preservação e disseminação de narrativas de experiências com arte e educação visa coletar, preservar e disseminar narrativas que fomentem ações educativas voltadas à diversidade de códigos estéticos e à multiplicidade de formas de aprender arte e de expressão não alinhadas com as perspectivas hegemônicas e operar diretamente na formação inicial e continuada de pesquisadores e professores de arte.

Parte do projeto é  desenvolvida na disciplina de graduação do curso de Artes Visuais da ECA/USP “História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas”, que vem sendo oferecida desde 2018, quando, reformulada, passou a fazer uso da História Oral (desde então, a disciplina foi oferecida sete vezes),  e na disciplina de pós-graduação  do PPGAV “A História Oral na construção de um ensino de arte decolonial e pluriversalista”, oferecida pela primeira vez em 2023.

Ao longo de ambas as disciplinas, os estudantes realizam um projeto de pesquisa – individual ou em grupo – que culmina com a realização de entrevistas com pessoas que possam oferecer contribuições à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem da arte em chave ampliada e em uma perspectiva contra-hegemônica.

A fase que antecede a realização das entrevistas envolve estudos teóricos sobre o ensino de arte no Brasil, a abordagem da História Oral e as teorias pós-colonialistas do currículo, além da temática específica extraída do universo de cada entrevistado, dentre as quais: a Pedagogia Griô, as Leis 10.639/03 e 11.645/08. as culturas indígenas e afrobrasileiras, arte e educação nas periferias, a questão migratória, questões de gênero, entre outras.

Após a realização, as entrevistas são transcritas pelos estudantes-pesquisadores, que também preparam um audiovisual ou um podcast e escrevem um capítulo da série de livros lançada em 2021, denominada “Acervo de múltiplas vozes: narrativas de experiências com arte e educação”, publicada no Portal de Livros Abertos da USP. Já foram publicados dois volumes e o terceiro está no prelo, com publicação prevista para abril de 2025.

O capítulo 01 do primeiro volume traz uma apresentação detalhada da pesquisa e está disponível em http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/668

A primeira fase da pesquisa voltou-se para a organização dos dados coletados em um acervo digital neste Portal GMEPAE (https://gmepae.com.br/acervo-multiplas-vozes/entrevistas), para amplo acesso a pesquisadores, professores, estudantes, artistas e demais interessados. Os ricos materiais continuam a ser organizados conforme vão sendo produzidos. Na segunda fase, iniciada no segundo semestre de 2022, os pesquisadores passaram a se dedicar à análise dos conteúdos das entrevistas e escrevem trabalhos a partir deles, que são apresentados em eventos científicos e publicados nos respectivos anais.

A pesquisa tem a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de São Paulo. Todas as pessoas envolvidas no projeto autorizam a publicação das entrevistas no Portal do GMEPAE, para que suas ricas experiências de vida transponham os cercos da academia e cheguem a muitas pessoas. A todas, nossa imensa gratidão!

Para fazer uso de qualquer dado ou material do Acervo é OBRIGATÓRIO citar as referências completas que os acompanham (nos vídeos, podcasts, transcrições e artigos), assim como o endereço do Portal GMEPAE, onde estão publicados, e referenciar devidamente o título da pesquisa e a pesquisadora coordenadora.