Estética da precariedade: a agência dos equipamentos técnicos na fotografia de Miroslav Tichý

Paula Davies Rezende, 2017 – Mestrado em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pela autora:

Esta dissertação visa investigar a agência da câmera na criação fotográfica e a emergência de uma estética da precariedade nos dias atuais, tendo como estudo de caso o trabalho do fotógrafo checo Miroslav Tichý (1926-2011). A partir da descrição e classificação das câmeras de baixa fidelidade, buscou-se compreender como elas teriam contribuído para a subversão dos cânones da fotografia tradicional e para a consolidação de uma estética permeada por falhas denominada como estética da precariedade. As fotografias de Tichý, com seu aspecto ruidoso e deteriorado, decorrente de seu processo fotográfico peculiar, mostraram-se particularmente propícias para evidenciar, de forma concreta, a agência de elementos humanos e não-humanos na configuração dessa estética da precariedade. Além disso, será investigado como a obra de Miroslav Tichý e a estética da precariedade passaram pelo processo de artificação e foram alçados ao estatuto de arte por diversas instâncias de legitimação, como curadores e historiadores da arte. A pesquisa reflete, ainda, sobre a a apropriação, pasteurização e mercantilização da estética da precariedade por parte da indústria da fotografia digital, por meio de aplicativos e softwares voltados para a edição de imagens. Por fim, cabe ressaltar a intenção de abordar esses fenômenos a partir de um viés crítico, buscando identificar suas contradições e seus desdobramentos no campo da cultura contemporânea.

REZENDE, Paula Davies. Estética da precariedade: a agência dos equipamentos técnicos na fotografia de Miroslav Tichý. 2017. 205f. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte). Museu de Arte Contemporânea, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-06092017-160136/pt-br.php