Caio Vinícius Bonifácio, 2022 – Licenciatura em Artes Visuais, Universidade de São Paulo
Este trabalho é fruto de reflexões desenvolvidas a partir de uma pesquisa sobre o
corpo. Foi disparado um formulário digital com questões a respeito de situações de
vergonha e seus efeitos sobre o corpo. Esse questionário foi preparado visando
atingir pessoas que estivessem de alguma forma envolvidas em uma rotina escolar.
A análise das respostas a esse questionário, combinada com a leitura de textos
sobre as temáticas que emergiram delas, serviram como fundamento para uma
reflexão sobre o engajamento de educadores na luta pela liberdade. À medida que
as respostas indicam tópicos como gênero, raça e classe ligados a situações de
vergonha, outros textos entram como auxiliares na identificação de relações entre a
produção de vergonha nos sujeitos e as dinâmicas de poder. A arte e a educação
são pensadas como ferramentas de desestabilização das estruturas que perpetuam
o poder hegemônico, que age sobre os sujeitos frequentemente sob a menor
suspeita.
Todos os direitos reservados
Sumaya Mattar – Coordenação Geral
Leandro de Oliva Costa Penha – Pesquisa e Conteúdo
Priscila Akimi Ayashi – Conteúdo
David Queiroz – Auxílio Técnico
Mirella Malagrine Basti – Auxílio Técnico
Isabella Pugliese Chiavassa – Criação do logotipo GMEPAE
VAR Digital – Desenvolvimento Web