Apresentação do grupo e do portal GMEPAE

GMEPAE

O Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação – GMEPAE, criado em 2010, é vinculado ao Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP. De sua composição fazem parte docentes do ensino superior, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da Educação Básica, pesquisadores e artistas.

O principal objetivo do grupo é a condução de pesquisas teóricas e experimentais relacionadas aos conteúdos, metodologias e princípios que fundamentam o ensino das artes na instituição escolar, no ensino superior e nas demais instituições como museus, organizações da sociedade civil, projetos sociais e centros culturais, em uma perspectiva decolonial e multidisciplinar, bem como projetos de extensão e pesquisas sobre os processos conceptivos e construtivos da práxis educativa criadora, tendo como objetivo estimular a reflexão acerca da aprendizagem artística e os processos por meio dos quais o conhecimento da arte é construído por crianças, adolescentes,  adultos e pessoas idosas.

Endereço do grupo no diretório do Cnpq:
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0548505028756168

PORTAL GMEPAE

O levantamento das informações para o portal foi realizado entre 28 de setembro de 2021 e 05 de abril de 2022, tendo como principal fonte de pesquisa formulários online respondidos pelos participantes do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE) e, após suas autorizações, o conteúdo disponível nos respectivos currículos na plataforma Lattes, criada e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A equipe, formada para o projeto de pesquisa Acervo de múltiplas vozes: registro, preservação e disseminação de narrativas de experiências com arte e educação, que deu origem ao portal, foi composta por Sumaya Mattar, professora do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Leandro de Oliva Costa Penha, na ocasião, pesquisador de doutorado em Artes Visuais, Laura Martins Sapucaia (setembro de 2021 a julho 2022), estudante de graduação em Artes Visuais e bolsista, e Leticia Santos de Morais (desde setembro de 2021), estudante de graduação em Biblioteconomia e bolsista.

Em termos estruturais, o portal GMEPAE, com apoio técnico da empresa VAR Digital, foi desenvolvido por meio do WordPress, sistema aberto de gestão de conteúdo para internet. Assim que a estrutura foi finalizada, coube a Leandro Oliva, com coordenação de Sumaya Mattar, realizar a coleta e curadoria dos dados para categorização, adequação e publicação nas oito diferentes sessões do portal:

Apresentação: informações gerais sobre o GMEPAE e sobre o conteúdo do portal.

Participantes: 39 docentes do ensino superior, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da Educação Básica, pesquisadores e artistas, com respectivos currículos resumidos e links de acesso aos currículos completos disponíveis na plataforma Lattes.

Publicações: organizadas e elaboradas pelo grupo, por cada um dos coordenadores, pelos participantes individualmente ou com a participação de pesquisadores externos. Há e-books (2018-2024), em sua maioria produzidos a partir de eventos realizados pelo GMEPAE ou disciplinas ministradas pela profa. Sumaya Mattar; livros (2002-2023) com respectivos links para aquisição; artigos (2000-2024) publicados em revistas, periódicos, anais de congressos, seminários, simpósios e encontros acadêmicos de arte e educação; dissertações (2002-2024), teses (2007-2024) e trabalhos de conclusão de curso (2017-2024), realizados no âmbito da graduação em Artes Visuais e do curso de especialização Arte na Educação (CMU/ECA/USP). Com intuito de ampliar o acesso à produção acadêmica, foram disponibilizados links de todos os trabalhos, extraídos, principalmente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (https://teses.usp.br) e da Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP (https://bdta.aguia.usp.br), assim como os trabalhos na íntegra em formato pdf com tamanho de até 2Mb.

Projetos: relacionados aos eixos ensino (desde 2009), com 02 projetos em andamento; pesquisa (desde 2008), com 03 projetos de investigação científica em andamento; e, extensão (desde 2010), com 02 projetos em andamento que estreitam as relações entre universidade e sociedade.

Eventos: concebidos e realizados pelo grupo GMEPAE desde 2011. Nesta sessão estão disponíveis as programações de cada evento, assim como a arte de divulgação e vídeos com docentes, pesquisadores, professores, artistas, palestrantes e convidados.

Disciplinas: ministradas pelos coordenadores do GMEPAE nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Para este levantamento foram consultadas as plataformas Júpiter (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb) e Janus (https://uspdigital.usp.br/janus).

Acervo múltiplas vozes: sessão direcionada ao projeto de pesquisa de mesmo nome. Com base na metodologia da história oral, inclui, principalmente, entrevistas com pessoas que, com seus saberes e fazeres, oferecem contribuição importante à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem da arte dentro de perspectivas não hegemônicas.  Há registros disponíveis em vídeo, realizados desde 2021, por estudantes de graduação que cursaram a disciplina História do Ensino de Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar, com participação do professor Guilherme Nakashato. Pedagogia Griô, as Leis 10.639/03 e 11.645/08, culturas indígenas e afro-brasileiras, arte e educação nas periferias, questões de gênero e diversidade são algumas temáticas escolhidas pelos estudantes. Além de entrevistas, nesta sessão há indicação de documentários e compartilhamento de registros fotográficos ao longo da história do GMEPAE.

Links: indicações de websites, páginas e matérias relacionadas à história do GMEPAE desde sua criação, assim como iniciativas de seus participantes e de grupos de pesquisa que estabelecem conexões entre teorias e práticas no campo da Arte/Educação.

Em termos quantitativos, o portal apresenta 471 registros, sendo informações de 39 participantes, 11 e-books, 12 livros, 92 artigos, 17 dissertações, 10 teses, 14 trabalhos de conclusão de curso, 04 projetos de ensino, 11 projetos de pesquisa, 04 projetos de extensão, 32 vídeos (03 do Curso Arte e Educação para professores, 04 do Projeto Matizes, 03 do projeto Residência Pedagógica, 10 do Vivências com a arte para jovens e adolescentes, 10 do I Ciclo de Conferências em Artes e Educação: A Lei 11.645/08 – Perspectivas Indígenas e Afro-brasileiras, 01 do lançamento do portal e 01 do lançamento de um dos e-books), 10 eventos, 05 disciplinas de graduação, 03 disciplinas de pós-graduação, 40 entrevistas, 3 transcrições de vídeos (Projeto Matizes), 37 transcrições de entrevistas, 01 ensaio audiovisual, 02 documentários, 74 fotografias e 50 indicações de links.

O portal, lançado oficialmente em 10 de maio de 2022, tem atualização mensal. Colaboram: Leandro de Oliva Costa Penha, doutor em Arte (ECA/USP), Priscila Akimi Hayashi, pesquisadora de mestrado, David Queiroz e Mirella Malagrine Basti, bolsistas pesquisadores de graduação, desde setembro de 2022. Como estudantes de graduação e bolsistas, participaram: Leticia Santos de Morais, de 2021 a 2023; Laura Martins Sapucaia, de 2021 a 2022; Luana Lorena Sato, em 2022; e, Camilla Vasques da Silva, de 2022 a 2023.