Tramas e territórios: tecendo diálogos entre ensino formal e não-formal

Andrea Lalli; Elaine da Silva Santana; Carolina Suarez Copa Velasquez Y Castro, 2020 – ANPAP, Goiânia/GO

Resumo fornecido pelas pesquisadoras:

Esse artigo tem o propósito de relatar e refletir temas como hibridismo cultural, identidades latino-americanas e ressignificação de materiais têxteis como linguagens de expressão na educação infantil e na mediação cultural pelos seguintes referenciais teóricos BURKE, FERNANDES, MARTINS, QUIJANO. A partir de uma aproximação realizada em 2019 pelo Programa CCBB Educativo - Arte & Educação do CCBB São Paulo em parceria com docentes da EMEI Prof. Alceu Maynard de Araújo, localizada no Bom Retiro, buscou- se pensar as migrações por meio de relatos e partilhas das atividades prático-reflexivas propostas, dialogadas entre o ensino formal e o ensino não formal. A fim de valorizar e articular maneiras de ativar os territórios antecessores das crianças e, concomitantemente, o pertencimento e apropriação do território em que se ocupa.

LALLI, A.; SANTANA, E. S.; CASTRO, C. S.. Tramas e territórios: tecendo diálogos entre ensino formal e não-formal. In: RODRIGUES, M.; ROCHA, C. (Orgs). ANAIS do 29º. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: dispersões. Goiânia: ANPAP, 2020, p. 1172-1190. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2020/pdf/Andrea_Lalli__Elaine_da_Silva_Santana_e_Carolina_Suarez_Copa_Velasquez_Y_Castro_ANPAP_2020_ArtigoFinal-110.pdf