Autoras: Luísa Torkomian e Maitê Murakami

Entrevista realizada com a artista educadora Diana Tubenchlak, como parte das atividades da disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a colaboração de Guilherme Nakashato (pesquisador do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação.

A disciplina trabalha com a Metodologia da História Oral como estratégia de criação de fontes primárias sobre ensino e aprendizagem da arte em uma perspectiva não hegemônica e antirracista, considerando, inclusive as demandas instauradas pela Lei 11.645/2008 ao ensino de arte. Os estudantes, organizados em grupos, realizam entrevistas com educadores de diversas correntes pedagógicas e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado, ou com foco em sua história de vida.

Luísa Torkomian e Maitê Murakami, interessadas em compreender a importância de se pensar em práticas educacionais – pedagógicas ou não – que aconteçam no encontro de bebês e crianças com a arte, aproximaram-se do universo de pesquisa e criação de Diana Tubenchlak, criadora do projeto “No Colo” e de muitas outras ações no campo de arte-/educação, cuja atuação é voltada para a mediação em arte contemporânea, formação de educadores e elaboração de propostas artísticas para todas as faixas etárias, em diversas instituições culturais e educacionais.

O artigo completo elaborado pelos autores a partir desta entrevista é parte integrante do e-book Acervo de múltiplas vozes: narrativas de experiências com Arte e Educação (vol. 1). Disponível, gratuitamente, neste portal e por meio do link: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/668.