Autora: Letícia Brasil Freitas

Entrevista realizada com a educadora Gláucia Adriana Simões Almeida, no primeiro semestre de 2021, como parte das atividades da disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a colaboração de Guilherme Nakashato e Leandro de Oliva Costa Penha (pesquisadores do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação).

A disciplina trabalha com a Metodologia da História Oral como estratégia de criação de fontes primárias sobre ensino e aprendizagem da arte em uma perspectiva não hegemônica e antirracista, considerando, inclusive as demandas instauradas pela Lei 11.645/2008 ao ensino de arte. Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado, ou com foco em sua história de vida.

A entrevista com a professora Gláucia Adriana Simões Almeida, realizada por Letícia Brasil Freitas, aborda práticas pedagógicas, em especial as que envolvem atividades artísticas, na escolarização de estudantes com surdocegueira. A entrevistada, que é professora de Arte, atualmente guia-intérprete de uma aluna surdocega, apresenta possibilidades de trabalho junto a estudantes com surdocegueira e informações relativas à vivência na prática da educação especial, contextualizando a prática no cenário atual.