Autores: Amanda Ghiraldini Franco, Helena Kozlakowski Patrício e Henrique de Souza Miranda

Trecho de entrevista realizada com a educadora e pesquisadora Silmara de Fátima Cardoso, do povo Guajajara, como parte das atividades da disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a colaboração de Guilherme Nakashato (pesquisador do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação.

A disciplina trabalha com a Metodologia da História Oral como estratégia de criação de fontes primárias sobre ensino e aprendizagem da arte em uma perspectiva não hegemônica e antirracista, considerando, inclusive as demandas instauradas pela Lei 11.645/2008 ao ensino de arte. Os estudantes, organizados em grupos, realizam entrevistas com educadores de diversas correntes pedagógicas e produzem, vídeos, podcasts e artigos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado, ou com foco em sua história de vida.

O projeto pedagógico de Silmara é fundamentado em práticas corporais, lúdicas e artísticas que envolvem artefatos das diversas culturas indígenas que residem no território brasileiro. Ao longo de sua formação, seu anseio sempre foi de trabalhar no chão da escola unindo pesquisa e prática educativa. Durante sua trajetória como educadora, construiu propostas de ensino que incentivam o contato de crianças com a realidade dos povos originários e promovem um gosto pelos seus diversos elementos culturais.

O artigo completo elaborado pelos autores a partir desta entrevista é parte integrante do e-book Acervo de múltiplas vozes: narrativas de experiências com Arte e Educação (vol. 1). Disponível, gratuitamente, neste portal e por meio do link: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/668.