Autora: Clara Moreno. Entrevista com Fafá Coelho.

Vídeo produzido por Clara Moreno a partir de entrevista feita com o artista de circo Fafá Coelho, no primeiro semestre de 2022, como parte das atividades da disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a colaboração de Guilherme Nakashato, Priscila Leonel e Priscila Akimi Hayashi (pesquisadores do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação).

A disciplina trabalha com a Metodologia da História Oral como estratégia de criação de fontes primárias sobre vida, arte e educação em uma perspectiva não hegemônica, considerando, inclusive as demandas instauradas pela Lei 11.645/2008 ao ensino de arte. 

Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado ou em sua história de vida. 

Proprietário do espaço Circo dos Bichos Doidos, Fafá discursa sobre as angústias e delícias de ser um artista de circo preto no Brasil. Nascido em Salvador/BA, expressa seu anseio por criar um espaço de trabalho social para formar artistas circenses que carecem das mesmas oportunidades que lhe foram oferecidas na infância e adolescência. 

Palavras-chave: Fafá Coelho; Circo; Circo dos Bichos Doidos; Projetos Sociais; Arte e Educação; Artistas Circenses; História Oral; Migração.