Vídeo de Anabel Antinori Lessa Melillo, Cloris Elaine de Castro Samos Paris e Yohana Inês Ciotti Back, produzido a partir da entrevista com a atriz, diretora, preparadora de elenco e formadora Inês Aranha, no primeiro semestre de 2023, como parte das atividades da disciplina de graduação CAP0322 – História do ensino da arte no brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas e da disciplina de pós-graduação CAP6005 – A História Oral na construção de um ensino de arte decolonial e pluriversalista, ministradas pela Profa. Dra. Sumaya Mattar na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

As disciplinas propõem a produção de fontes primárias relacionadas a experiências com arte e educação, em especial, de pessoas pertencentes a grupos que, por razões econômicas, sociais, étnicas e de gênero, entre outras, são comumente excluídos das narrativas oficiais e do espaço acadêmico de produção de conhecimento. Com o objetivo de conhecer, produzir e disseminar experiências outras de ensino e aprendizagem da arte, é desenvolvido um exercício de pesquisa utilizando a História Oral, bem como são realizados estudos de autores que colocam em questão a colonialidade no campo do ser, do saber e do poder. Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado ou em sua história de vida. 

O vídeo “Corpovoz – Desafios De Uma Metodologia Para As Artes Da Cena” aborda aspectos desafiadores para o ensino e aprendizagem da arte e coloca em questão a formação “tradicional” das artes da cena diante das demandas impostas pelo contexto social brasileiro contemporâneo.

Palavras-chave: Inês Aranha, Artes Cênicas, Atuação teatral, Teatro, Ensino de Arte, Pedagogia Teatral, História Oral.