Autores: Amanda Ghiraldini Franco, Helena Kozlakowski Patrício e Henrique de Souza Miranda

Entrevista realizada com a educadora e pesquisadora Silmara de Fátima Cardoso, do povo Guajajara, como parte das atividades da disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a colaboração de Guilherme Nakashato (pesquisador do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação.

A disciplina trabalha com a Metodologia da História Oral como estratégia de criação de fontes primárias sobre ensino e aprendizagem da arte em uma perspectiva não hegemônica e antirracista, considerando, inclusive as demandas instauradas pela Lei 11.645/2008 ao ensino de arte. Os estudantes, organizados em grupos, realizam entrevistas com educadores de diversas correntes pedagógicas e produzem, vídeos, podcasts e artigos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado, ou com foco em sua história de vida.

O podcast produzido por Amanda Ghiraldini Franco, Helena Kozlakowski Patrício e Henrique de Souza Miranda oferece inúmeras contribuições para a reflexão histórica e teórica sobre a questão indígena e expõe diferentes abordagens educativas práticas de, para e sobre os povos indígenas. O trabalho visa disponibilizar para consulta a história e voz de uma professora ativa no campo da educação e da arte-educação, que trabalha sob perspectivas decoloniais, as quais não foram contempladas e valorizadas historicamente de forma satisfatória pela pesquisa acadêmica.

O artigo completo elaborado pelos autores a partir desta entrevista é parte integrante do e-book Acervo de múltiplas vozes: narrativas de experiências com Arte e Educação (vol. 1). Disponível, gratuitamente, neste portal e por meio do link: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/668.