Apresentação visual produzida por Arthur Ciol Calixto Cid, João Victor do Pinho Guilherme, Laiani Cristina Gomes Ribeiro e Sofia Ortiz Kamamoto, a partir da entrevista realizada com Juliana Loiola de Paula (Ju Loyola), quadrinista brasileira surda de 44 anos, que produz histórias que não fazem uso da palavra escrita. A entrevista foi realizada no primeiro semestre de 2023, como parte das atividades da disciplina de graduação CAP0322 – História do ensino da arte no brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas e da disciplina de pós-graduação CAP6005 – A História Oral na construção de um ensino de arte decolonial e pluriversalista, ministradas pela Profa. Dra. Sumaya Mattar na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

As disciplinas propõem a produção de fontes primárias relacionadas a experiências com arte e educação, em especial, de pessoas pertencentes a grupos que, por razões econômicas, sociais, étnicas e de gênero, entre outras, são comumente excluídos das narrativas oficiais e do espaço acadêmico de produção de conhecimento. Com o objetivo de conhecer, produzir e disseminar experiências outras de ensino e aprendizagem da arte, é desenvolvido um exercício de pesquisa utilizando a História Oral, bem como são realizados estudos de autores que colocam em questão a colonialidade no campo do ser, do saber e do poder. Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado ou em sua história de vida. 

Os autores apresentam a biografia da artista, sua formação acadêmica e autodidata para se tornar uma quadrinista, e apresentam suas primeiras produções artísticas de relevância que ganharam premiações e foram expostas em feiras de quadrinhos. A apresentação visual oferece uma profusão de ilustrações de Ju Loyola e suas referências artísticas, bm como quadrinhos realizados pelos entrevistadores do grupo.

Palavras chave: Histórias em quadrinhos, Processos, História oral, Linguagem.