O vídeo de Maria Luiza Labamca Passarelli, Miguel Cassalho Passini Moreno e Vitor Menezes Barbosa Sendrete apresenta a entrevista realizada com a dupla de quadrinistas Jefferson Costa e Rafael Calça, no primeiro semestre de 2023, como parte das atividades da disciplina de graduação CAP0322 – História do ensino da arte no brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas e da disciplina de pós-graduação CAP6005 – A História Oral na construção de um ensino de arte decolonial e pluriversalista, ministradas pela Profa. Dra. Sumaya Mattar na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

As disciplinas propõem a produção de fontes primárias relacionadas a experiências com arte e educação, em especial, de pessoas pertencentes a grupos que, por razões econômicas, sociais, étnicas e de gênero, entre outras, são comumente excluídos das narrativas oficiais e do espaço acadêmico de produção de conhecimento. Com o objetivo de conhecer, produzir e disseminar experiências outras de ensino e aprendizagem da arte, é desenvolvido um exercício de pesquisa utilizando a História Oral, bem como são realizados estudos de autores que colocam em questão a colonialidade no campo do ser, do saber e do poder. Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado ou em sua história de vida. 

No vídeo, Jefferson Costa e Rafael Calça narram sua trajetória como quadrinistas e relatam o processo de criação do livro “Pele”, refletindo sobre a relação desta obra com a o processo de formação de uma identidade pessoal, semelhante ao processo que Jeremias, personagem central do livro, e muitas outras pessoas negras vivenciam. A entrevista é rica em imagens dos livros da dupla e apresenta questões centrais sobre a produção de quadrinhos no Brasil e o lugar comumente destinado a essa linguagem na Universidade, em especial na formação de artistas e professores de Arte.

Palavras-cheve: Jefferson Costa, Rafael Calça, Educação Antirracista, Ensino de Arte, História em Quadrinhos, História Oral, Tradição Oral, Lei 11645//2008.