Autora: Gabriela Giannotti. Entrevista com Elisabete Marin Ribas.
Podcast de Gabriela Gianotti produzido a partir da entrevista que realizou com a pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiro – IEB/USP, Elisabete Marin Ribas – no primeiro semestre de 2022, como parte das atividades da disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a colaboração de Guilherme Nakashato, Priscila Leonel e Priscila Akimi Hayashi (pesquisadores do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação).
A disciplina trabalha com a Metodologia da História Oral como estratégia de criação de fontes primárias sobre vida, arte e educação em uma perspectiva não hegemônica, considerando, inclusive as demandas instauradas pela Lei 11.645/2008 ao ensino de arte.
Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado ou em sua história de vida.
Do arquivo pessoal de Elisabete, ao acervo de história e cultura do Instituto de Estudos Brasileiros, a entrevista traz a dimensão do afeto como elemento fundamental no relacionamento do indivíduo com seu tempo, espaço e sociedade. Aborda a importância do caráter sensível e humano na lida com documentos, para além da materialidade e da técnica. O relato da entrevistada, suscitado por objetos biográficos – bilhetinhos de alunos, um curso de história da arte gravado em fitas cassete, e muitas outras lembranças – traz reflexões sobre escolhas e mudanças, tanto no âmbito privado, quanto no pública, em sua atuação como profissional da Universidade de São Paulo. Na conversa, surgem questões instigantes, como “o que guardar?” e “quem são os brasileiros do Instituto de Estudos Brasileiros?”.
Palavras-chave: Arquivos, IEB, Elisabete Marin Ribas, História Oral, Memória, Acervos