Autora: Larissa Morales. Entrevista com Ana Amália Tavares Bastos Barbosa.

Vídeo de Larissa Morales produzido a partir da entrevista que realizou com Ana Amália Tavares Bastos Barbosa, artista-pesquisadora-professora, no primeiro semestre de 2022, como parte das atividades da disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a colaboração de Guilherme Nakashato, Priscila Leonel e Priscila Akimi Hayashi (pesquisadores do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação).

A disciplina trabalha com a Metodologia da História Oral como estratégia de criação de fontes primárias sobre vida, arte e educação em uma perspectiva não hegemônica, considerando, inclusive as demandas instauradas pela Lei 11.645/2008 ao ensino de arte.

Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado ou em sua história de vida.

Ana Amália possui a síndrome do locked in, ou seja, é tetraplégica, muda e disfágica, sendo inteiramente consciente e estando com a cognição plenamente preservada. A entrevista reuniu perguntas previamente enviadas e respondidas em formato de texto, que foram lidas na conversa em pessoa, e perguntas realizadas no encontro, respondidas pelo soletramento de frases com o piscar dos olhos.

Palavras-chave: Arte e Educação; Acessibilidade; Educação Especial; Ana Amália Tavares Bastos Barbosa; História Oral; Síndrome do locked in.