Vídeo de David Queiroz, Leila Zelic de Abreu Lima, Ottavia Delfanti Alves de Lima e Patrícia Ribeiro, produzido a partir da entrevista com a fotógrafa Cláudia Guimarães, no primeiro semestre de 2023, como parte das atividades da disciplina de graduação CAP0322 – História do ensino da arte no brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas e da disciplina de pós-graduação CAP6005 – A História Oral na construção de um ensino de arte decolonial e pluriversalista, ministradas pela Profa. Dra. Sumaya Mattar na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

As disciplinas propõem a produção de fontes primárias relacionadas a experiências com arte e educação, em especial, de pessoas pertencentes a grupos que, por razões econômicas, sociais, étnicas e de gênero, entre outras, são comumente excluídos das narrativas oficiais e do espaço acadêmico de produção de conhecimento. Com o objetivo de conhecer, produzir e disseminar experiências outras de ensino e aprendizagem da arte, é desenvolvido um exercício de pesquisa utilizando a História Oral, bem como são realizados estudos de autores que colocam em questão a colonialidade no campo do ser, do saber e do poder. Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado ou em sua história de vida. 

Os autores do vídeo “O retrato como memória e afirmação política: Cláudia Guimarães e seu corpo de obra queer”, conversam com Cláudia Guimarães, que a partir da década de 90 se dedicou à construção de uma vivência e de um corpo de trabalho queer. A fotógrafa paulistana realizou uma pesquisa de mestrado sobre a ocupação de espaços públicos por corpos LGBTQI+ e as articulações da necropolítica no Brasil. Claudia expande sua atuação para o campo da fotografia de moda, no qual não deixa de lado a intenção de discutir a presença de corpos dissidentes fora das margens da sociedade. 

Palavras-chave: Cláudia Guimarães, Fotografia, LGBTQI+, Queer, Ensino de Arte, História Oral