Autores: Antônia Perrone e Gabriel Ussami
Entrevista realizada com o educador e pesquisador Leandro de Oliva Costa Penha, idealizador e diretor do projeto PALCO, no primeiro semestre de 2020, como parte das atividades da disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a colaboração de Guilherme Nakashato (pesquisador do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação.
A disciplina trabalha com a Metodologia da História Oral como estratégia de criação de fontes primárias sobre ensino e aprendizagem da arte em uma perspectiva não hegemônica e antirracista, considerando, inclusive as demandas instauradas pela Lei 11.645/2008 ao ensino de arte. Os estudantes, organizados em grupos, realizam entrevistas com educadores de diversas correntes pedagógicas e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado, ou com foco em sua história de vida.
Antônia Perrone e Gabriel Ussami, interessados em traçar uma linha crítica a respeito da arte-educação dentro do contexto da cidade de São Paulo, focalizam as experiências do PALCO, projeto social atuante no bairro do Jaguaré, a partir da conversa com seu coordenador Leandro Oliva. A entrevista perpassa as atuações, contradições e análises da arte-educação na cidade e do papel do professor inserido em seu contexto, indicando o ofício de educador enquanto ser atuante em seu território, propositor e potencializador de experiências fundantes.
O artigo completo elaborado pelos autores a partir desta entrevista é parte integrante do e-book Acervo de múltiplas vozes: narrativas de experiências com Arte e Educação (vol. 1). Disponível, gratuitamente, neste portal e por meio do link: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/668.