Autora: Letícia Madeira. Entrevista com Moisés Francisco, “Fow”.

Podcast de Letícia Madeira produzido a partir da entrevista que realizou com Moisés Francisco, o “Fow” – no primeiro semestre de 2022, como parte das atividades da disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas, ministrada pela professora Sumaya Mattar no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a colaboração de Guilherme Nakashato, Priscila Leonel e Priscila Akimi Hayashi (pesquisadores do GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação).

A disciplina trabalha com a Metodologia da História Oral como estratégia de criação de fontes primárias sobre vida, arte e educação em uma perspectiva não hegemônica, considerando, inclusive as demandas instauradas pela Lei 11.645/2008 ao ensino de arte. 

Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado ou em sua história de vida. 

A entrevista percorre a trajetória pessoal de Moisés Francisco, o “Fow”, de onde parte para abordar o fenômeno da pichação em São Paulo. Testemunha do início do movimento e pichador desde então, Fow relata eventos que ultrapassam os muros, envolvendo sua concepção de arte e a criação de seu projeto social. O material oferece uma perspectiva que transborda a arte urbana e as manifestações periféricas, pois trata especialmente da construção de redes de apoio, redes que permitem a sobrevivência não apenas dos pichadores, mas de toda uma contracultura.

Palavras-chave: Pichação; Periferia, História Oral, História de Vida; Arte e Educação; Ação Cultural; Arte Urbana; Contracultura.