Vídeo de Marina Fenicio S. Batista, Mariana G. Leme e Guillermo M. Gumucio, a partir da entrevista com Francis de Souza e Mestre Wilson Aguiar, coordenadores do grupo Brincantes das Ladeiras, dedicado à prática da brincadeira e ao ensino do frevo na cidade de Olinda, no primeiro semestre de 2023, como parte das atividades da disciplina de graduação CAP0322 – História do ensino da arte no brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas e da disciplina de pós-graduação CAP6005 – A História Oral na construção de um ensino de arte decolonial e pluriversalista, ministradas pela Profa. Dra. Sumaya Mattar na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

As disciplinas propõem a produção de fontes primárias relacionadas a experiências com arte e educação, em especial, de pessoas pertencentes a grupos que, por razões econômicas, sociais, étnicas e de gênero, entre outras, são comumente excluídos das narrativas oficiais e do espaço acadêmico de produção de conhecimento. Com o objetivo de conhecer, produzir e disseminar experiências outras de ensino e aprendizagem da arte, é desenvolvido um exercício de pesquisa utilizando a História Oral, bem como são realizados estudos de autores que colocam em questão a colonialidade no campo do ser, do saber e do poder. Os estudantes, organizados em grupos ou individualmente, realizam entrevistas com pessoas cujas experiências têm interesse em conhecer e, após as entrevistas, escrevem textos com foco no tema principal extraído do universo do entrevistado ou em sua história de vida. 

No vídeo, Francis Souza e Wilson Aguiar narram sua relação com o frevo e refletem sobre a transmissão e os desdobramentos desta expressão na contemporaneidade. O vídeo resgata a memória de grupos carnavalescos de Olinda, descreve como surgiram alguns blocos e apresenta a trajetória de Francis e Wilson e sua importante contribuição para a preservação desta tradição. 

Palavras-chave: Brincantes, Frevo, Dança, Dança Popular, História Oral, Ensino de Arte, Culturas Tradicionais, Francis Souza e Wilson Aguiar, Brincantes das Ladeiras.