Ministrante: Profa. Dra. Sumaya Mattar

Objetivos:

O curso pretende fornecer subsídios teóricos e metodológicos às investigações relacionadas à aprendizagem artística, à formação de professores e aos estudos que envolvam aspectos correlacionados a estes campos de pesquisa, em uma perspectiva dialógica, vivencial e inventiva.

Justificativa:

A conquista de uma atitude própria frente aos processos de ensino e aprendizagem equivale a um contínuo processo de autocriação do professor, pressuposto de uma práxis docente artístico-educativa pautada no exercício crítico-reflexivo e na inteligência criadora. A perspectiva em questão busca evidenciar a necessidade das pesquisas e iniciativas relacionadas à formação docente oferecerem subsídios para a construção, criação e recriação de saberes, técnicas, valores, princípios e teorias, voltando-se para a compreensão do ato educativo em sua riqueza e complexidade, tendo em conta não somente o educando, mas todo o contexto educativo.

Conteúdo:

1- Memória, reflexividade e intersubjetividade na formação de professores: cartografias autobiográficas.

2- Arte, experiência e educação: o ensino e a aprendizagem na esfera artesanal.

3- O sensível e o inteligível nos processos educativos em arte.

4- Autopoiesis e processos de subjetivação/objetivação: o aprender-fazendo e a experiência artística na formação docente.

5- Concepção e deflagração de processos criadores em arte e educação.

6- Poéticas da sala de aula: a práxis docente artístico-educativa e a pesquisa-ação.

7- Vivências compartilhadas: projetos poético-pedagógicos de professores-propositores.