Ministrante: Profa. Dra. Sumaya Mattar
Objetivos:
O curso pretende fornecer subsídios teóricos e metodológicos às investigações relacionadas à aprendizagem artística, à formação de professores e aos estudos que envolvam aspectos correlacionados a estes campos de pesquisa, em uma perspectiva dialógica, vivencial e inventiva.
Justificativa:
A conquista de uma atitude própria frente aos processos de ensino e aprendizagem equivale a um contínuo processo de autocriação do professor, pressuposto de uma práxis docente artístico-educativa pautada no exercício crítico-reflexivo e na inteligência criadora. A perspectiva em questão busca evidenciar a necessidade das pesquisas e iniciativas relacionadas à formação docente oferecerem subsídios para a construção, criação e recriação de saberes, técnicas, valores, princípios e teorias, voltando-se para a compreensão do ato educativo em sua riqueza e complexidade, tendo em conta não somente o educando, mas todo o contexto educativo.
Conteúdo:
1- Memória, reflexividade e intersubjetividade na formação de professores: cartografias autobiográficas.
2- Arte, experiência e educação: o ensino e a aprendizagem na esfera artesanal.
3- O sensível e o inteligível nos processos educativos em arte.
4- Autopoiesis e processos de subjetivação/objetivação: o aprender-fazendo e a experiência artística na formação docente.
5- Concepção e deflagração de processos criadores em arte e educação.
6- Poéticas da sala de aula: a práxis docente artístico-educativa e a pesquisa-ação.
7- Vivências compartilhadas: projetos poético-pedagógicos de professores-propositores.