Ministrante: Profa. Dra. Sumaya Mattar

Objetivos:

A disciplina propõe a produção de fontes primárias relacionadas a experiências com arte e educação, em especial, de pessoas pertencentes a grupos que, por razões econômicas, sociais, étnicas e de gênero, entre outras, são comumente excluídos das narrativas oficiais e do espaço acadêmico de produção de conhecimento. Com o objetivo de conhecer, produzir e disseminar experiências outras de ensino e aprendizagem da arte, será desenvolvido um exercício de pesquisa utilizando a História Oral, bem como serão realizados estudos de autores que colocam em questão a colonialidade no campo do ser, do saber e do poder.

Justificativa:

As pesquisas voltadas ao ensino de arte contemporâneo estão sendo desafiadas a adotar uma perspectiva decolonial e pluriversalista, assumindo o debate acerca de questões identitárias e étnico-raciais, repudiando a naturalização de códigos e valores estéticos hegemônicos, a invisibilização da produção simbólica das camadas populares e de povos originários e afrodescendentes, assim como toda e qualquer manifestação de preconceito e racismo, o que pode ser favorecido pela metodologia da História Oral.

Conteúdo:

1- O entrecruzamento da história pessoal à história social; 2- A historicidade do ensino da arte e a importância do conhecimento histórico; 3- Colonialismo e colonialidade na arte e na educação; 4- Pedagogias decoloniais e experiências de aprendizagem da arte em instituições escolares e contextos não acadêmicos (instituições culturais; meio artesanal, cultura popular, movimentos artísticos e movimentos sociais); 5- A História Oral como recurso para a construção de memórias e de fontes primárias para a pesquisa e o ensino.

https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf?action=3&sgldis=CAP6005