Responsáveis: Profª. Drª. Juliana Gisi Martins de Almeida e Profª. Drª. Sumaya Mattar

Objetivos:

– Refletir sobre a imagem na contemporaneidade.

-Investigar teorias sobre leitura de imagens.

-Analisar criticamente literatura sobre leitura de imagens.

-Compreender as diferentes abordagens de leitura de imagens.

Justificativa:

A leitura de imagens é elemento fundamental no ensino das artes visuais, seja no ensino básico ou no ensino superior. É um procedimento através do qual nos mobilizamos para produzir sentido em relação a
– ou a partir de – uma imagem, seja da arte ou não, considerando que a arte contemporânea trabalha com uma multiplicidade de linguagens e meios agenciados nas práticas artísticas e que a linguagem visual tem proeminência na comunicação e produção de informação na atualidade. Assim, fazer uma leitura crítica da bibliografia fundamental sobre leitura de imagens é um modo de trazer, para os discentes de pós graduação, subsídios para compreenderem este âmbito do ensino da arte e avançarem na pesquisa sobre a leitura de imagens na contemporaneidade, com todos os desafios que isto apresenta. Revisitar criticamente a bibliografia sobre este tema abre caminhos outros de compreensão
do que pode ser a leitura de imagens e, consequentemente, de pesquisa, planejamento e realização de ações educativas transformadoras a partir de imagens artísticas.

Conteúdo:

Serão desenvolvidas discussões coletivas de textos sobre teoria da arte, estética e cultura visual para refletir sobre a condição da imagem na contemporaneidade e estruturar fundamentos a partir dos quais serão lidos autores seminais que abordam a leitura de imagens no ensino da arte. Estes autores serão
apresentados e discutidos em seminários pelos discentes. O intuito é fazer uma abordagem crítica da literatura para avançarmos na compreensão da leitura de imagens da arte e do mundo.

https://uspdigital.usp.br/janus/disciplina/informacoesDisciplina.jsf