Alexandre Cardoso Oshiro

Resumo

É doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP e mestre em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da FFLCH-USP. Tem experiência em Arte, Educação, realizando estudos sobre a relação ensino-aprendizagem em espaços artístico-pedagógicos com ampla influência das culturas japonesas. Durante o curso de mestrado, focalizou-se na compreensão do processo ensino-aprendizagem das danças tradicionais de Okinawa no Brasil através da corporeidade observada, vivida e experienciada pelos seus mestres e discípulos. No doutorado, estudou o Dojo “Jardim dos Ventos” de Toshi Tanaka (mestre da prática Dô-hô), no intuito discutir questões relevantes à práxis artístico-pedagógica no ensino formal. Desde 2014, integra o Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE) do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, coordenado pela Profa. Dra. Sumaya Mattar. Além disso, foi contemplado, por duas vezes, com a bolsa do Programa de Monitores-bolsistas – Programa de formação de professores (2018 e 2020), auxiliando, junto aos docentes de Licenciatura em Artes Visuais (CAP-USP), na formação docente. É professor de Arte da Rede Municipal de Ensino de São Bernardo do Campo.

Currículo