Coordenação: Sumaya Mattar.

A pesquisa teve início com a investigação dos modos como se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem da arte no meio artesanal, em especial, no universo poético e pedagógico de duas mestras artesãs ceramistas vinculadas, cada qual, a uma determinada tradição. A pesquisa possibilitou o conhecimento dos elementos presentes na denominada pedagogia artesã, ao mesmo tempo que confirmou o potencial da aprendizagem por meio do fazer para a produção de conhecimentos no campo da arte e da docência em arte. Na presente fase da pesquisa, investigamos as contribuições que tal modo de aprender, associado à prática artística, ao registro, à reflexão, à história de vida e ao trabalho colaborativo pode oferecer à formação de professores autores e autônomos e ao desenvolvimento de uma práxis educativa criadora, seja no âmbito da formação docente inicial, seja no da formação continuada. Caracterizada como pesquisa ação de tipo qualitativo, a investigação vincula-se ao praticum do curso de licenciatura em Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP, ou seja, às situações de formação relacionadas à prática, em especial, ao estágio supervisionado, tendo desdobramentos também no âmbito da pós-graduação. A pesquisa ação é desenvolvida em dois espaços, a saber: 1- a Escola Estadual Profª Clorinda Danti, onde se desenvolve o projeto de estágio de regência coletivo denominado “Experiências com a arte no ensino fundamental: parceria entre universidade e escola pública na formação de professores de arte” e 2- o Laboratório Didático Pedagógico do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Departamento de Artes Visuais da ECA/USP, onde se desenvolve o projeto de estágio de regência vinculado ao Curso de extensão “Vivências com a arte para jovens e adolescentes”. Ambos os projetos são coordenador por nós e envolvem a realização, pelos licenciandos, de forma colaborativa, de estudos preparatórios, pesquisas, planejamento, avaliação e replanejamento de ações educativas em arte.