Equipe: Profª. Drª. Sumaya Mattar (Coordenação); Leandro de Oliva Costa Penha (Pesquisador PPGAV/ECA/USP), Priscila Akimi Hayashi (pesquisadora PPGAV/ECA/USP), David Queiroz (bolsista PUB) e Mirella Malagrine Basti (bolsista PUB/USP). Laura Martins Sapucaia, Letícia Santos de Morais, Luana Lorena Sato, Camila Vasques da Silva atuaram no projeto como bolsistas PUB/USP, em diferentes momentos, entre setembro de 2021 e julho de 2023. 

O projeto de pesquisa intitulado Acervo de múltiplas vozes: registro, preservação e disseminação de narrativas de experiências com arte e educação visa coletar, preservar e disseminar narrativas que fomentem ações educativas voltadas à diversidade de códigos estéticos e à multiplicidade de formas de aprender arte e de expressão não alinhadas com as perspectivas hegemônicas e operar diretamente na formação inicial e continuada de pesquisadores e professores de arte.

Parte do projeto é  desenvolvida na disciplina de graduação do curso de Artes Visuais da ECA/USP “História do Ensino da Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas”, que vem sendo oferecida desde 2018, quando, reformulada, passou a fazer uso da História Oral. Desde então, a disciplina foi oferecida sete vezes (respectivamente em 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024) e na disciplina de pós-graduação  do PPGAV A História Oral na construção de um ensino de arte decolonial e pluriversalista, oferecida pela primeira vez em 2023.

Ao longo de ambas as disciplinas, os estudantes realizam um projeto de pesquisa – individual ou em grupo – que culmina com a realização de entrevistas com pessoas que possam oferecer contribuições à reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem da arte em chave ampliada e em uma perspectiva contra-hegemônica.

A fase que antecede a realização das entrevistas envolve estudos teóricos sobre o ensino de arte no Brasil, a abordagem da História Oral e as teorias pós-colonialistas do currículo, além da temática específica extraída do universo de cada entrevistado, dentre as quais: a Pedagogia Griô, as Leis 10.639/03 e 11.645/08. as culturas indígenas e afrobrasileiras, arte e educação nas periferias, a questão migratória, questões de gênero, entre outras.

Após a realização, as entrevistas são transcritas pelos estudantes-pesquisadores, que também preparam um audiovisual ou um podcast e escrevem um capítulo da série de livros lançada em 2021, denominada “Acervo de múltiplas vozes: narrativas de experiências com arte e educação”, publicada no Portal de Livros Abertos da USP. Já foram publicados dois volumes e o terceiro está no prelo, com publicação prevista para 2024.

O capítulo 01 do primeiro volume traz uma apresentação detalhada da pesquisa e está disponível em http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/668

A primeira fase da pesquisa voltou-se para a organização dos dados coletados em um acervo digital neste Portal GMEPAE (https://gmepae.com.br/acervo-multiplas-vozes/entrevistas), para amplo acesso a pesquisadores, professores, estudantes, artistas e demais interessados. Os ricos materiais continuam a ser organizados conforme vão sendo produzidos. Na segunda fase, iniciada no segundo semestre de 2022, os pesquisadores se dedicaram à análise dos conteúdos das entrevistas e escreveram trabalhos a partir deles, que foram apresentados em eventos científicos e publicados nos respectivos anais. a terceira fase da pesquisa, que teve início no segundo semestre de 2023, os pesquisadores produzirão materiais com finalidades didáticas a partir dos conteúdos das entrevistas, que serão disponibilizados no Portal GMEPAE para fomentar projetos de trabalho de ensino, pesquisa e extensão.

Todas as pessoas envolvidas neste projeto autorizaram a publicação das entrevistas no Portal do GMEPAE, para que suas ricas experiências de vida transponham os cercos da academia e cheguem a muitas pessoas. A todas, nossa imensa gratidão!

Para fazer uso de qualquer dado ou material do acervo é OBRIGATÓRIO citar as referências completas que os acompanham (nos vídeos, podcasts, transcrições e artigos), assim como o endereço do Portal GMEPAE onde estão publicados e referenciar devidamente o título da pesquisa e a pesquisadora coordenadora.