Pesquisa de doutorado em andamento.

Pesquisadora: Patrícia Ribeiro de Almeida.

Orientação: Sumaya Mattar.

Resumo:
Esta pesquisa pretende contribuir com a formação inicial de professores de arte investigando a importância da escuta não apenas na manutenção de uma atitude criadora no exercício da função docente, como também combatendo práticas que apontem para o silenciamento dos saberes dos indivíduos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da articulação de conceitos como dialogismo, intertextualidade, ressonância, trabalhados por Paulo Freire, entre outros autores que se debruçaram sobre aspectos relacionais da escuta no contexto educacional, esta pesquisa pretende contribuir com reflexões sobre a importância do diálogo nos processos educativos que visam o desenvolvimento de um pensamento crítico no ensino da arte. Na esteira do trabalho de Marília Librandi (2020) sobre a escrita de ouvido que, por sua vez, destaca a presença da escuta entre a oralidade e a escrita na obra de autores do período moderno, buscaremos pontos de convergência entre elementos presentes no processo de criação literária do conto Uns Inhos Engenheiros, de Guimarães Rosa, e atributos fundamentais para a criação pedagógica em arte. Essa pesquisa pretende adotar a metodologia de pesquisa-ação, de modo que proposições acerca do exercício da escuta e sua relação com a criação de aulas de arte em uma perspectiva democrática possam ser desenvolvidas no campo da formação inicial de professores de arte.