Coordenação: Sumaya Mattar.
Da teoria à prática de Arte/Educação: tutoria de processos criativos teve como finalidade oferecer uma oportunidade para os licenciandos das áreas de arte exercerem a criação pedagógica com o apoio de professores de Arte vinculados à Educação Básica, aproximando a teoria da prática, refletindo sobre essa dicotomia e preparando-se para o mercado de trabalho. A proposta de trabalho previu o acompanhamento de professores da Escola de Aplicação a estudantes das licenciaturas em artes da ECA/USP, na concepção, no planejamento e na realização de propostas educativas com alunos de educação básica da Escola de Aplicação da FEUSP e consistiu na troca de experiências educativa e artística entre todos os envolvidos, focando tanto o amadurecimento profissional do educando quanto o desenvolvimento artístico dos alunos da Escola de Aplicação. O trabalho envolveu as seguintes etapas: 1. Realização de reuniões entre docente, licenciandos e professores da EA para desenvolvimento de um plano coletivo de ação envolvendo as áreas de artes visuais, música e artes cênicas; 2. Realização de encontros para a apresentação e a discussão das propostas de oficinas, em que cada bolsista apresentou para o grupo o seu plano de trabalho e recebeu contribuições de todos para seu o aperfeiçoamento. 3. Desenvolvimento das oficinas com a supervisão dos professores tutores. Periodicamente, o grupo de bolsistas se reuniu com os tutores e a docente responsável para a discussão das atividades, apontando dificuldades e possíveis encaminhamentos. 4. Avaliação do processo de trabalho e comunicação dos resultados.