O Subprojeto Arte, parte do Projeto Institucional da USP de Residência Pedagógica, vinculado à CAPES, teve como objetivo contribuir para a superação da distância entre teoria e prática na formação de estudantes dos cursos de licenciatura em arte da Escola de Comunicações e Artes da USP, a saber: Artes Cênicas, Artes Visuais e Música. No período de 2020 a 2022, o Subprojeto foi coordenado pela professora Sumaya Mattar (CAP/ECA). Seu desenvolvimento se deu em três escolas municipais da Prefeitura de São Paulo, nas quais as/os residentes foram acompanhados por professores e professoras preceptores. No Edital de 2022-2014, o Subprojeto foi coordenado também pela professora Verônica Veloso (CAC/ECA) e contou com a participação de 45 residentes bolsistas CAPES, 03 bolsistas PUB Residência e 06 professores preceptores, vinculados a três escolas públicas da região do Butantã.

Adotando uma abordagem interdisciplinar, dialógica, investigativa e colaborativa, o Subprojeto ofereceu uma oportunidade para os/as futuros professores/as entrarem em contato com a complexidade do processo educativo e desenvolverem um pensamento crítico e inventivo para a docência da arte. Ao acompanharem múltiplas condutas pedagógicas e diversos modos de organização da aprendizagem artística nas escolas, puderam mobilizar conhecimentos construídos ao longo da graduação e desenvolver habilidades e competências fundamentais para o enfrentamento das exigências da práxis educativa em arte. Com o trabalho desenvolvido no próprio território escolar, o Subprojeto Arte ofereceu benefícios também às escolas-campo e aos professoras/es preceptoras/es envolvidos/as, fortalecendo os laços entre Universidade e Escola Pública. Entre outros desdobramentos, o Subprojeto Arte gerou diversos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC´s). Muitos participantes já estão atuando como professores e professoras na Educação Básica e/ou seguem seus estudos no âmbito da pós-graduação.

Referências bibliográficas sobre o Subprojeto Arte:

Artigo da professora Sumaya Mattar sobre o Subprojeto Arte do Programa de Residência, edital 2020-2022:

MATTAR, Sumaya “Ensino de arte e formação de professores: a aula como invenção de possibilidades”. Rio Grande do Sul: Revista GEARTE, v. 8, n. 3, 2021.

https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/121253

Capítulo de livro escrito pelas professoras Sumaya Mattar e Verônica Veloso sobre o Subprojeto Arte, edital 2022-2024:

MATTAR, Sumaya; VELOSO, V. G.. “Qual o sentido do ensino da Arte na escola? Contribuições do Subprojeto Arte do Programa de Residência Pedagógica Capes USP na formação e profissionalização de professores de Arte”. In: A docência como lugar de partilha: Experiências a partir do PIBID /PRP/USP, São Paulo: FFLCH, 2024, p. 224 – 238.

https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1479

Grupo do Subprojeto Arte (Edital 2020-2022), reunido no Parque da Água Branca, em abril de 2022.

Grupo de residentes (edital 2022-2024) reunidos com as professoras Sumaya Mattar e Verônica Veloso, no CAC/ECA/USP.

Reunião mensal da equipe do Subprojeto Arte (edital 2022-2024) com as coordenadoras, realizada no Teatro-Laboratório (CAC/ECA/USP).

Vídeo sobre o Subprojeto Arte do Programa de Residência Pedagógica – CAPES/USP, edital 2020 a 2022. Produção: Adriana Siqueira, Calixto Amaral e Giovanni Baraglia.

O vídeo apresenta o Subprojeto Arte do Programa de Residência Pedagógica – CAPES/USP, desenvolvido no período de 2020 a 2022, que teve a participação ao longo de todo o período de 24 residentes e 16 bolsitas do Programa Unificado de Bolsas da USP, estudantes dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Artes Cênicas e Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, e 06 professores/as-preceptores/as.

Coordenação: Profª Drª Sumaya Mattar | Professores/as preceptores/as: Carolina Cortinove Tardego, Mariana Zanetic, Mônica Borges, Paulo Vinícius Paiatto; Tamara Takaoka | Escolas-parceiras: EMEF Desembargador Amorim Lima, EMEF Infante Dom Henrique (Espaço de Bitita) e EMEF Ibrahim Nobre | Residentes em ordem alfabética: Alice da Silva Seixas, Antônia Midena Perrone, Brígida Campos M. de Oliveira, Caio Vinícius Bonifácio, Camila Vasques Silva, Carolina Eiras da Silva Pinto, Daniel R. Alfaro de Miranda, Fernanda Moura da Silva, Flora Camargo Gurfinkel, Gabriel Ussami Gomez, Gabriela Gregolin Giannotti, Gleice Kely A. da Silva, Helena Kozlakowski, Patrício Hellen Fernanda Silva Rizeto, Henrique de Souza Miranda, Iago Cerqueira dos Santo,s Isabella Davini Rodrigues, José Pedro F. Ferraz, Julia Lima da Cunha, Lais D’Addio S. de Moura, Larissa Cavalcante da Silva, Larissa da Cruz Varizi, Letícia Brasil Freitas, Lilian Barbosa de S. Gomes, Luísa Torkomian de Campos, Luiza Couceiro Latorre, Luma Gonçalves Alonso, Maitê Miwa Prado Murakami, Marcelo Velozo Yamanoi, Mariana Mendonça Meyer, Marina Reviejo Rigatto, Michele José de Miranda Mello, Mirella Malagrine Basti, Pamella C. Croda Catharino, Patricia Moura Sales, Raissa Silva Costa, Tami Ito Tahira, Terenah P. de Lima Stefani e Thiago de Jesus Correa.

Vídeo da live “Formação docente em tempos de pandemia: os desafios da interdisciplinaridade no Residência Pedagógica e PBID (USP)” – evento de avaliação do II Módulo do programa, edital 2020-2022.

A live “Educação e pandemia: os olhos da arte nas janelas da aula” apresenta um pouco do trabalho realizado pelos professores preceptores das escolas municipais parceiras, em conjunto com os residentes de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música da ECA/USP, durante o primeiro módulo do projeto. O encontro contou com a participação da coordenadora do Subprojeto, professora Sumaya Mattar, dos professores preceptores Carolina Cortinove Tardego, Mariana Zanetic e Paulo Vinícius Paiatto, e dos estudantes que representaram os 35 residentes do Subprojeto: Daniel Romero Alfaro de Miranda, licenciando em Música; José Pedro Figueiredo Ferraz, licenciando em Artes Cênicas, e Maitê Miwa Prado Murakami, licencianda de Artes Visuais.

Live do Subprojeto Arte – edital 2020-2022, “Educação e pandemia: os olhos da Arte nas janelas da aula”, realizada em 15 de março de 2021. Produção gráfica e criação: Raissa Silva Costa.