Pesquisa de mestrado em andamento.
Pesquisadora: Gabriela Azevedo Moretti.
Orientação: Alberto Roiphe Bruno.
Resumo:
O tema desta pesquisa é a produção artística em prédio ocupado por movimentos de luta de moradia. O objeto da pesquisa são as manifestações artístico-culturais existentes no prédio ocupado Penha Pietra’s localizado na região central da cidade de São Paulo, estado de São Paulo (na Rua da Consolação, n°2563 – quase esquina com a Avenida Paulista). Questiona-se: de que maneira as manifestações artístico-culturais já existentes na ocupação Penha Pietra´s relatam a história de seus moradores e fortalecem a luta? E como desenvolver uma narrativa ficcional infantojuvenil que retome a história do processo de ocupação do prédio da ocupação Penha Pietra´s? Em torno destas questões será desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com um breve histórico do processo de ocupação de imóveis abandonados e desocupados, com ênfase na produção artística destes movimentos. Em seguida o foco será dirigido para o caso do imóvel que será objeto da pesquisa: será feita uma pesquisa in loco na ocupação objeto da pesquisa, no qual busca-se entender as manifestações artísticas no local, sua origem, desde quando começaram a produzir, quem são os artistas, suas ideias e os projetos educacionais já desenvolvidos e/ou em desenvolvimento, por meio de entrevistas semiestruturadas. Outra etapa da investigação do objeto é uma pesquisa-ação com oficinas na qual serão feitas leituras compartilhada de livros infantojuvenis com crianças e adolescentes moradores da ocupação com o objetivo de estimular o gosto pela leitura, fomentar a imaginação e a formação/aprofundamento de vínculos entre os integrantes do grupo. Também visa desenvolver atividades artísticas no qual os jovens se expressam nas diferentes linguagens. Em outra etapa será criado uma narrativa ficcional voltada para o público infantojuvenil que conta a história do processo de ocupação do prédio Penha Pietra´s, a qual será a base para a realização de oficinas que proponham manifestações artísticas com os jovens moradores da ocupação. Para alinhavar as etapas, será feito um relato da experiência da pesquisa-ação. Norteia este projeto a abordagem da pesquisa-ação, fundamentada nos mais recentes estudos decoloniais (Peloso, 2023 e Wash, 2013), bem como na tradição sócio construtivista das teorias educacionais (Paulo Freire, 2006) e seus desdobramentos no campo do ensino de artes visuais (Ana Mae Barbosa,1998; Dewey, 2010; Rejane Coutinho, 2009). Também fundamenta-se a criação de práticas artístico-educativas centradas nas artes das palavras, tanto orais, como escritas (Regina Machado, 2015).