A apropriação, pasteurização e mercantilização da precariedade analógica pela indústria da fotografia digital

Paula Davies Rezende, 2020 – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ

Resumo fornecido pela pesquisadora:

EProponho uma reflexão sobre como câmeras de baixa fidelidade contribuem para subversão da fotografia tradicional e para a consolidação de uma estética caracterizada por ruídos e falhas, denominada estética da precariedade. Abordo ainda a apropriação, padronização e mercantilização da estética da precariedade pela indústria fotográfica digital, por meio de aplicativos de edição de imagens e redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos.

REZENDE, Paula Davies. A apropriação, pasteurização e mercantilização da precariedade analógica pela indústria da fotografia digital. arte e ensaios. REVISTA ARTE E ENSAIOS, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, v. 26, n. 40, p. 155-171, 2020.

Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/6662-2801.