Resumo fornecido pela pesquisadora:
Este artigo versa sobre uma pesquisa de pós-doutorado que envolve as áreas de Educação não formal e Arte-educação em uma perspectiva intergeracional. O estudo de teor qualitativo e enfoque fenomenológico baseia-se na metodologia da pesquisa-ação. Envolve gestores, educadores e integrantes do espaço educacional não formal em uma ação participativa. Busca resultados obtidos das experiências vindas da realização de atividades de artes ministradas para crianças, adolescentes e adultas jovens e idosas. Os temas abordados na pesquisa foram: pontos de confluência entre as diversas culturas do adulto, do adolescente e da criança; a percepção e a expressão nas linguagens: gráfica, pictórica e escrita; reconstrução da memória, formação de laços de pertencimento e de vínculos afetivos positivos. A análise dos dados aponta o favorecimento no processo de mudança de atitudes e de desenvolvimento e construção de valores éticos importantes, como: amizade, cooperação e tolerância. Volta-se também à valorização da construção do saber e do conhecimento coletivo em nível local.
SIMÃO, Selma. A arte integrando gerações em um contexto educacional não escolar – REVISTA EDUCAÇÃO: Teoria e Prática. Rio Claro, Vol. 26, n.52, p. 212-231, 2016.
Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10104.