A aula de arte como espaço de encontro e construção humana: o que ensinam os mestres artesãos do barro?

Sumaya Mattar, 2008 – Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação, São Paulo/SP

Resumo fornecido pela pesquisadora:

Este artigo é um convite à reflexão sobre o papel central que a arte e a educação desempenham no processo de construção humana, a partir da abordagem dos universos poéticos de duas mestras ceramistas, que, a despeito de toda dificuldade, vivenciam, há pelos menos cinco décadas, a genuína experiência criadora: Shoko Suzuki, e Isabel Mendes da Cunha. A aprendizagem artesanal envolve princípios e valores éticos e humanos que ultrapassam a produção em larga escala da sociedade industrial, bem como a reiteração de técnicas e procedimentos didáticos e artísticos ainda muito observados nas propostas de ensino-aprendizagem da arte desenvolvidas no espaço escolar, oferecendo elementos fundamentais para o reencontro da dimensão humana da arte-educação. Permeada pelo fazer conjunto e o diálogo, a condução da aprendizagem de um ofício tradicional por um mestre artesão é capaz de desencadear a práxis criadora nos aprendizes, que, além de sentirem satisfação com o trabalho, também passam a desenvolver um processo produtivo próprio, em que a experimentação, dirigida à busca de novas possibilidades construtivas e ao encontro de um caminho poético particular, convive harmoniosamente com a preservação de saberes fundamentais transmitidos de geração a geração.

MATTAR, Sumaya. A aula de arte como espaço de encontro e construção humana: o que ensinam os mestres artesãos do barro?. In: CIANTEC - Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação, 2008, São Paulo. Ontem, Hoje e amanhã: pluralidade de olhares num percurso comum. São Paulo: MAC USP, p. 253-256, 2008. Em virtude do tamanho do arquivo, PDF não disponível no portal GMEPAE. Disponível em: https://www.ciantec.net/books/CIANTEC2008.pdf