Sumaya Mattar, 2008 – Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação, São Paulo/SP
Este artigo é um convite à reflexão sobre o papel central que a arte e a educação desempenham no processo de construção humana, a partir da abordagem dos universos poéticos de duas mestras ceramistas, que, a despeito de toda dificuldade, vivenciam, há pelos menos cinco décadas, a genuína experiência criadora: Shoko Suzuki, e Isabel Mendes da Cunha. A aprendizagem artesanal envolve princípios e valores éticos e humanos que ultrapassam a produção em larga escala da sociedade industrial, bem como a reiteração de técnicas e procedimentos didáticos e artísticos ainda muito observados nas propostas de ensino-aprendizagem da arte desenvolvidas no espaço escolar, oferecendo elementos fundamentais para o reencontro da dimensão humana da arte-educação. Permeada pelo fazer conjunto e o diálogo, a condução da aprendizagem de um ofício tradicional por um mestre artesão é capaz de desencadear a práxis criadora nos aprendizes, que, além de sentirem satisfação com o trabalho, também passam a desenvolver um processo produtivo próprio, em que a experimentação, dirigida à busca de novas possibilidades construtivas e ao encontro de um caminho poético particular, convive harmoniosamente com a preservação de saberes fundamentais transmitidos de geração a geração.
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