Sumaya Mattar, 2011 – 20º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Rio de Janeiro/RJ
O presente artigo focaliza a pesquisa-ação na formação de professores de arte, tendo como base teórica as contribuições advindas da perspectiva reflexiva. Seu objetivo principal é a investigação de elementos conceituais e metodológicos que podem contribuir para a formação de professores de arte inventivos e reflexivos, capazes de atuar em contextos diversos, o que pressupõe, entre outras coisas, o desenvolvimento de uma poética própria também no campo pedagógico. Em face da crescente adesão do professor de arte à uma prática educativa tecnicista e reiterativa, tem-se como hipótese de que uma práxis inventiva e criadora se desenvolve quando o professor tem a oportunidade de planejar e de desenvolver propostas de trabalho voltadas a sujeitos e a contextos sócioculturais determinados, tendo de lidar com a indeterminação do processo educativo e seus muitos desafios.
Todos os direitos reservados
Coordenação | Sumaya Mattar
Pesquisa e Conteúdo | Leandro de Oliva Costa Penha, Priscila Akimi Ayashi e Elisabete Marin Ribas
Apoio técnico | Luiza Oliveira Lino dos Santos
Criação do logotipo GMEPAE | Isabella Pugliese Chiavassa
Desenvolvimento Web | VAR Digital