Sumaya Mattar, 2011 – 20º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Rio de Janeiro/RJ
O presente artigo focaliza a pesquisa-ação na formação de professores de arte, tendo como base teórica as contribuições advindas da perspectiva reflexiva. Seu objetivo principal é a investigação de elementos conceituais e metodológicos que podem contribuir para a formação de professores de arte inventivos e reflexivos, capazes de atuar em contextos diversos, o que pressupõe, entre outras coisas, o desenvolvimento de uma poética própria também no campo pedagógico. Em face da crescente adesão do professor de arte à uma prática educativa tecnicista e reiterativa, tem-se como hipótese de que uma práxis inventiva e criadora se desenvolve quando o professor tem a oportunidade de planejar e de desenvolver propostas de trabalho voltadas a sujeitos e a contextos sócioculturais determinados, tendo de lidar com a indeterminação do processo educativo e seus muitos desafios.
Todos os direitos reservados
Sumaya Mattar – Coordenação Geral
Leandro de Oliva Costa Penha – Pesquisa e Conteúdo
Priscila Akimi Ayashi – Conteúdo
David Queiroz – Auxílio Técnico
Mirella Malagrine Basti – Auxílio Técnico
Isabella Pugliese Chiavassa – Criação do logotipo GMEPAE
VAR Digital – Desenvolvimento Web