A deflagração de projetos criadores na arte e na educação: uma perspectiva dialógica, inventiva, experimental e investigativa na formação de professores de arte no âmbito da graduação e da pós-graduação

Sumaya Mattar, 2011 – 20º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Rio de Janeiro/RJ

Resumo fornecido pela pesquisadora:

O presente artigo focaliza a pesquisa-ação na formação de professores de arte, tendo como base teórica as contribuições advindas da perspectiva reflexiva. Seu objetivo principal é a investigação de elementos conceituais e metodológicos que podem contribuir para a formação de professores de arte inventivos e reflexivos, capazes de atuar em contextos diversos, o que pressupõe, entre outras coisas, o desenvolvimento de uma poética própria também no campo pedagógico. Em face da crescente adesão do professor de arte à uma prática educativa tecnicista e reiterativa, tem-se como hipótese de que uma práxis inventiva e criadora se desenvolve quando o professor tem a oportunidade de planejar e de desenvolver propostas de trabalho voltadas a sujeitos e a contextos sócioculturais determinados, tendo de lidar com a indeterminação do processo educativo e seus muitos desafios.

MATTAR, Sumaya. A deflagração de projetos criadores na arte e na educação: uma perspectiva dialógica, inventiva, experimental e investigativa na formação de professores de arte no âmbito da graduação e da pós-graduação In: 20º Encontro Nacional da ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do .XX Encontro Nacional da ANPAP. Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. p. 1159-1173. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2011/html/ceav.html