A educação não-formal como campo de estágio: contribuições na formação inicial do arte/educador

Guilherme Nakashato, 2009 – Mestrado em Artes, Universidade Estadual Paulista

Resumo fornecido pelo autor:

A presente pesquisa tem como objeto de investigação as relações entre a educação não-formal e o estágio supervisionado na formação inicial do arte/educador. Parte-se do pressuposto de que o movimento de Arte/Educação brasileiro se constitui em torno de projetos de arte/educação não-formal, que por sua vez influem na consolidação do ensino da Arte na educação escolar básica. Por esta ótica, toma-se, como exemplos, o Movimento Escolinhas de Artes e a gênese da Proposta Triangular, assim como na contemporaneidade a questão da mediação cultural no cenário das instituições de cultura e projetos sociais. Para adentrar a investigação, coloca-se em discussão a compreensão do compartilhamento do estágio curricular supervisionado na educação formal e não-formal como momento-chave da construção da identidade e da profissionalidade docente, efetivando a práxis pedagógica tão necessária para a completa formação do futuro arte/ educador. Com uma abordagem qualitativa, por meio de acompanhamento de grupos focais de estudantes dos últimos semestres/anos dos cursos de licenciatura em artes visuais do Instituto de Artes da UNESP e da Faculdade de Educação e Cultura Montessori, ambos em São Paulo, busca-se avaliar relatos de experiências de estágio. As análises apontam para o reconhecimento da educação não-formal como possibilidade de ampliação de saberes docentes e interpessoais, que podem arejar e ressignificar práticas de sala de aula. Pode-se dizer que, a educação não-formal constitui-se, portanto, como marco referencial da atual situação da arte/ educação no Brasil, tanto nas lutas para sua inserção e aplicabilidade efetiva na educação básica, quanto no entendimento catalisador e modificador da formação inicial do arte/educador

NAKASHATO, Guilherme. A educação não-formal como campo de estágio: contribuições na formação inicial do arte/educador. 2009. 133 f. Dissertação (mestrado). Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/86916.