A lei 11.645/08 nas artes e na educação: manifestações culturais indígenas e afro-brasileiras

Clarissa Suzuki e Maria de Paula Pinheiro, 2019 – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

Resumo fornecido pelas pesquisadoras:

O artigo aborda temas e questões relacionados à implementação da Lei 11.645/08, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas afro-brasileiras e indígenas em todos os níveis da Educação Básica, em especial no ensino de arte. Parte-se do pressuposto de que a abordagem do ensino da história e das culturas indígenas e afrobrasileiras, em uma perspectiva crítica, implica explorar outras epistemologias e, portanto, outras pedagogias, que integram de forma dinâmica linguagens e áreas do conhecimento diversificadas, como a dança, as visualidades, a música, a culinária, a filosofia, a história oral, a religiosidade, a festa etc. As reflexões apresentadas tiveram como ponto de partida as comunicações e discussões realizadas no Grupo de Trabalho “A Lei 11.645/08 nas Artes e na Educação: Manifestações Culturais Indígenas e Afrobrasileiras”22, que buscou difundir ações educativas e de pesquisa que estão sendo desenvolvidas em diferentes regiões do país, no contexto da escola pública e da formação inicial e continuada de professores, em decorrência da implementação da referida lei.

SUZUKI, Clarissa L.; PINHEIRO, Maria P. A lei 11.645/08 nas artes e na educação: manifestações culturais indígenas e afro-brasileiras. In: ANAIS do I Congresso Nacional de Educação, Religião e Artes (CNERA), 2019, João Pessoa. I Congresso Nacional de Educação, Religião e Artes (CNERA). João Pessoa: Ed. UFPB, p. 101-110, 2019. Em virtude do tamanho do arquivo, PDF não disponível no portal GMEPAE. Disponível em: https://e64e3743-ff37-42a1-b2bd-4485d314fdae.filesusr.com/ugd/ce3542_2c313d32b9bf430487ff42e62f6f4f14.pdf