Priscila Leonel, 2016 – Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo/SP
Este artigo traz uma relação entre bibliotecas e museus, dois campos nos quais atuo como professora nos cursos técnicos de Museologia e Biblioteconomia do Centro Paula Souza. O ponto chave a ser aprofundado é a Mediação Cultural, elemento de interlocução entre as instituições culturais e o público, que. por sua vez, é o meu campo de pesquisa no mestrado, desenvolvido no Departamento de Arte-Educação no Instituto de Artes da Unesp. Minha experiência como mediadora cultural, pesquisadora e professora tem me possibilitado refletir sobre o conceito de Mediação Cultural, a partir da definição de Darras (2009), apontando para uma mediação construtivista, como ferramentas para aproximar públicos das instituições culturais. Pensando em questões de acessibilidade física e simbólica que envolvem estes encontros. Alguns autores são trazidos para discussão como Bourdieu (2003) e Valadares (1946). Após desenvolver um projeto de visitação em museus chamado “40 museus em 40 semanas” que me levou a pensar sobre questões da Mediação Cultural e a importância da experiência, que gera ligações e podem propiciar o início de um relacionamento entre as pessoas e a Instituição Cultural.
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