Luiza Couceiro Latorre (orientação: Sumaya Mattar), 2022 – Licenciatura em Artes Visuais, Universidade de São Paulo
Este trabalho surge de uma série de inquietações nascidas a partir de uma aula. No contexto do Curso de Extensão Arte e Educação para Professores, oferecido pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo (ECA-USP), eu, como aluna de graduação e membro do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE), fui incumbida, em conjunto com meu colega Caio Bonifácio, de ministrar uma das aulas do programa. Uma vez elaborado o planejamento da aula com a devida antecedência, sob orientação da professora Sumaya
Mattar, no dia 09 de outubro de 2019, às 18h, demos início à aula do curso. O resultado, no entanto, foi diverso das nossas expectativas: de questionamentos da bibliografia sugerida até piadas ambíguas com os professores, o que encontramos na aula foi um cenário, para nós, desafiador. Mas por que isso ocorreu? Por que este fato nos incomodou? Esta dinâmica se repetiu nas demais aulas do curso? Quais os aspectos positivos e negativos de uma dinâmica assim? Quais seriam as formas de se evitar ou contornar essa situação? Qual a nossa posição como arte-educadores frente a isso? As próximas páginas deste trabalho buscam rememorar e descrever o contexto daquela aula, numa abordagem ensaística, e traçar reflexões a respeito destas inquietações
e suas possíveis respostas. A partir das minhas impressões pessoais, em conjunto com registros das aulas do curso, relatos e entrevistas de colegas e “professores-alunos”, busco redesenhar minhas expectativas para aquela aula, o porquê destas expectativas terem sido frustradas, e quais os aprendizados possíveis.
Todos os direitos reservados
Coordenação | Sumaya Mattar
Pesquisa e Conteúdo | Leandro de Oliva Costa Penha, Priscila Akimi Ayashi e Elisabete Marin Ribas
Apoio técnico | Luiza Oliveira Lino dos Santos
Criação do logotipo GMEPAE | Isabella Pugliese Chiavassa
Desenvolvimento Web | VAR Digital