Arte e formação à distância: gestão colaborativa e perspectiva pedagógica criadora

Clarissa Suzuki, Júlia Kenski e Valter Lopes, 2017 – FAEB, Boa Vista/Roraima

Resumo fornecido pelos pesquisadores:

Este artigo relata a experiência de um curso livre de formação continuada em arte para professores da Educação Básica em duas modalidades, semipresencial e totalmente a distância, cujo objetivo é refletir sobre a forma de gestão e a perspectiva pedagógica. Estruturado por uma proposta de gestão colaborativa de equipe, que se orienta por princípios educativos como autonomia e diálogo em sintonia com uma perspectiva pedagógica criadora e afetiva que faz jus às especificidades formativas da área das Artes, o curso Aprendendo com Arte atende durante o ano de 2016 um total de 640 professores de todos os estados brasileiros e busca trazer para o ambiente virtual o propósito que tantos educadores almejam em suas salas de aula: conquistar uma atmosfera de aprendizagem significativa alinhada às tendências contemporâneas de ensino das artes em sintonia com as ferramentas tecnológicas.

SUZUKI, Clarissa L.; GIANNOTTI, S. M. ; KENSKI, J. M.. Arte e formação à distância: gestão colaborativa e perspectiva pedagógica criadora.. In: XXVI Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil - Políticas públicas e ensino da arte: Interculturalidade e processos educativos em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. FAEB. Anais...Boa Vista/ RR. 2016. p. 947-956.

Disponível na página 947, em: https://faeb.com.br/confaeb/anais-confaeb-2016/.