Selma Simão, 2020 – UNESPAR, Paraná
A pesquisa buscou construir uma atitude reflexiva sobre a Arte Popular destacando
algumas de suas confluências com o contexto da produção das Artes Visuais no intuito de
manifestar formas críticas de pensamento sobre questões importantes, como: estética do cotidiano,
produção cultural local e global, culto e inculto, interculturalidade, conexão e hibridização,
qualidade formal, circulação e discriminação. O percurso metodológico que orientou o conjunto de
análises e reflexões foi embasado pela abordagem hermenêutica. As explorações sobre as
interlocuções teóricas apoiaram-se na abordagem da História Cultural que torna visíveis as
produções de variados tipos de grupos e de suas diversas formas artísticas, assim como, os sujeitos
autores dessas produções. A pesquisa também transitou pelo debate filosófico mediado por meio de
conceitos representativos a estes conteúdos com o propósito de enriquecer a fundamentação teórica
sobre os princípios básicos da Arte Popular. Os resultados obtidos possibilitaram a construção de
conhecimentos sobre micro formas de subversão e resistência cultural capazes de unir a cisão criada
por concepções preconceituosas e hierarquizantes que preconizam o distanciamento entre o erudito
e o popular buscando uma convivência integrada no âmbito da diversidade artística e cultural.
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Pesquisa e Conteúdo | Leandro de Oliva Costa Penha, Priscila Akimi Ayashi e Elisabete Marin Ribas
Apoio técnico | Luiza Oliveira Lino dos Santos
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