Os trânsitos da produção visual da arte popular no cenário artístico brasileiro contemporâneo

Selma Simão, 2020 – UNESPAR, Paraná

Resumo fornecido pela pesquisadora:

A pesquisa buscou construir uma atitude reflexiva sobre a Arte Popular destacando algumas de suas confluências com o contexto da produção das Artes Visuais no intuito de manifestar formas críticas de pensamento sobre questões importantes, como: estética do cotidiano, produção cultural local e global, culto e inculto, interculturalidade, conexão e hibridização, qualidade formal, circulação e discriminação. O percurso metodológico que orientou o conjunto de análises e reflexões foi embasado pela abordagem hermenêutica. As explorações sobre as interlocuções teóricas apoiaram-se na abordagem da História Cultural que torna visíveis as produções de variados tipos de grupos e de suas diversas formas artísticas, assim como, os sujeitos autores dessas produções. A pesquisa também transitou pelo debate filosófico mediado por meio de conceitos representativos a estes conteúdos com o propósito de enriquecer a fundamentação teórica sobre os princípios básicos da Arte Popular. Os resultados obtidos possibilitaram a construção de conhecimentos sobre micro formas de subversão e resistência cultural capazes de unir a cisão criada por concepções preconceituosas e hierarquizantes que preconizam o distanciamento entre o erudito e o popular buscando uma convivência integrada no âmbito da diversidade artística e cultural.

SIMÃO, Selma. Os trânsitos da produção visual da arte popular no cenário artístico brasileiro contemporâneo. ART&SENSORIUM, v. 7, p. 180-198, 2020. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/article/view/3484/pdf_12.