Caderno de Artista: registros que revelam olhares da arte e da educação

Clarissa Suzuki, 2014 – FAEB-UEPG, Ponta Grossa/PR

Resumo fornecido pela pesquisadora:

Este artigo fala sobre Caderno de Artista na intersecção entre duas áreas: a Arte e a Educação. Na tentativa de valorizar a práxis dos sujeitos da arte e da educação e ressignificar alguns instrumentos desgastados no espaço escolar, investigou-se as contribuições do exercício com a arte para a construção do olhar do professor/artista, dirigindo a pesquisa de forma que o objeto metodológico utilizado fosse um caderno que permitisse abrigar experiências com a arte, despertando relações cognitivas e afetivas no processo de construção do conhecimento. O principal objetivo da pesquisa é contribuir com as discussões acerca das práticas contemporâneas de ensino de arte no contexto da escola pública e isso inclui a formação de professores críticos e sensíveis e ações que partam das problematizações decorrentes dessa realidade

SUZUKI, Clarissa L.. Caderno de Artista: registros que revelam olhares da arte e da educação. In: ANAIS do XXIV Congresso da Federação dos arte/educadores do Brasil - Arte/Educação Contemporânea: metamorfoses e narrativas do ensinar/aprender, Ponta Grossa/PR: FAEB-UEPG, p. 2097-2111, 2014.

Em virtude do tamanho do arquivo, PDF não disponível no portal GMEPAE. Disponível na página 2097, em: https://faeb.com.br/confaeb/anais-confaeb-2014/.