Cadernos de Artista: páginas que revelam olhares da arte e da educação.

Clarissa L. Suzuki, 2014 – Mestrado em Artes Visuais, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pela autora:

Esta pesquisa fala sobre Cadernos de Artista na intersecção entre duas áreas: a arte e a educação. Na tentativa de valorizar a práxis dos sujeitos da arte e da educação e ressignificar alguns instrumentos desgastados no espaço escolar, investigou-se as contribuições do exercício com a arte para a construção do olhar do artista, do professor e do aluno, dirigindo a pesquisa de forma que o objeto metodológico utilizado fosse um caderno que permitisse abrigar experiências com a arte, despertando relações cognitivas e afetivas no processo de construção do conhecimento. Está dividida e impressa em quatro partes diferentes: INTRODUÇÃO/CONCLUSÃO, I-CADERNO DA ARTISTA, II-CADERNO DA ARTISTA/EDUCADORA e III-CADERNO DOS ALUNOS. Tratados também como cadernos, cada um deles disserta a respeito da análise sobre o que foi produzido pelos sujeitos indicados. A pesquisa está fundamentada pelos aportes teóricos da Perspectiva Histórico-Cultural no campo da arte e da educação, embasada nos estudos de Lev Semenovich Vigotski e seus interlocutores, bem como na concepção de uma educação crítica e libertadora, segundo Paulo Freire, costurada, ainda, a textos e contribuições teóricas de inúmeros artistas, entre eles a concepção de artista-propositor, de Lygia Clark. O principal objetivo da pesquisa é contribuir com as discussões acerca das práticas contemporâneas de ensino de arte no contexto da escola pública, e isso inclui a formação de professores críticos e sensíveis e ações que partam das problematizações decorrentes dessa realidade.

SUZUKI, Clarissa L. Cadernos de Artista: páginas que revelam olhares da arte e da educação. 2014. 224p. Dissertação (Mestrado). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-08062015-124306/pt-br.php.