Caminhos para trabalhar as diversidades: experiências em diferentes instituições educacionais

Mirella Malagrine Basti (orientação: Sumaya Mattar), 2025 – Licenciatura em Artes Visuais, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pelo autor:

A pesquisa compreende um recorte acerca do trabalho realizado pelas professoras L e G, acerca da temática Diversidades. As professoras atuam em escolas diferentes, uma na Rede Municipal e a outra em um colégio privado em São Paulo, e pude estagiar em ambas ao longo dos anos de 2022 a 2024. A partir de uma experiência presenciada por mim em uma aula em setembro deste ano, comecei a refletir sobre o que significa esse termo “Diversidades”, que é amplamente utilizado nos dias de hoje. A investigação consistiu em mapear diferentes definições, entender de que maneira elas aparecem na escola e de como essa temática alcançou essa importância. A realização de entrevistas como material principal de pesquisa para a realização do texto se mostra como instrumento de análise de práticas pedagógicas que acontecem atualmente e como essa questão é enxergada pelas professoras.

BASTI, Mirella Malagrine. CAMINHOS PARA TRABALHAR AS DIVERSIDADES: experiências em diferentes instituições educacionais. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2022.

Em processo de cadastramento e disponibilização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Em breve o link estará disponível.