Andrea Bertoletti, 2023 – Doutorado em Teoria, Ensino e Aprendizagem de Arte, Universidade de São Paulo
Resumo fornecido pela autora:
Esta pesquisa discute as relações entre os processos de ensino-aprendizagem da arte mediados pelas tecnologias digitais, mais especificamente o computador, o celular e a internet, e a formação inicial de professores(as) de arte com ênfase no desenvolvimento criativo, artístico e educacional. Mantém como foco a instauração de itinerários formativos em arte por meio da linguagem digital, buscando apreender suas especificidades e seu potencial na constituição do ser professor(a). Por meio da investigação-ação e com base na proposição de desenvolvimento de projetos poético-pedagógicos na formação docente, desenvolvida por Sumaya Mattar (MORAES, 2002), foram propostas experiências digitais com estudantes de Artes Visuais, com o intuito de suscitar reflexões sobre o âmbito educacional na convergência da arte com a tecnologia. Assim, apontam-se perspectivas à formação docente pautadas na cultura digital em consonância com a denominada epistemologia da prática. Neste caminho, assume-se a concepção reflexiva na formação docente baseada na reflexão-na-ação (SCHÖN, 2000), na prática reflexiva (ZEICHNER, 1993), na construção do saber da experiência (BONDÍA, 2002) e na arte como experiência (DEWEY, 2010). A aprendizagem pelo fazer foi o eixo central desse processo, buscando promover a construção de conhecimentos sobre arte/educação em consonância com a cultura digital e os processos de criação artística e pedagógica imbricados à realidade escolar e às discussões acerca do ensino das artes visuais na contemporaneidade. O percurso formativo contou com a participação de 23 estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais de duas instituições públicas: uma estadual e, a outra, federal, em 2019 e 2021, respectivamente. O primeiro, de forma presencial, desenvolveu-se com 15 discentes na Universidade Estadual do Paraná (Campus Curitiba II Faculdade de Artes do Paraná), na disciplina de Estágio Supervisionado. O segundo, por sua vez, ocorreu com 8 alunos(as) no Instituto Federal do Paraná (Campus Palmas), no componente curricular Editoração. Esta última etapa aconteceu de forma remota devido à incidência pandêmica mundial de Covid-19. Neste ínterim, propôs-se conectar, por meio de experiências digitais, o ensino e a aprendizagem da arte com o cotidiano dos(as) estudantes e o próprio significado da prática docente. A construção coletiva de lugares de encontro e partilha, presencialmente ou de forma virtual, bem como as criações digitais, tiveram como desígnio corroborar para o desenvolvimento de identidades dos(as) futuros(as) professores(as) enquanto autores(as) de suas práticas artístico-pedagógicas, amalgamadas aos desafios desencadeados pela sociedade contemporânea.
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