Contribuições do universo artesanal da cerâmica à formação de professores de arte

Sumaya Mattar, 2008 – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS

Resumo fornecido pela pesquisadora:

A pesquisa apresenta discussões sobre as relações entre o processo de ensino-aprendizagem artesanal da cerâmica e a formação inicial de professores de arte, com base em contribuições advindas da perspectiva reflexiva na formação docente. Foram investigados os modos de produção e transmissão de conhecimentos de Isabel Mendes da Cunha e Shoko Suzuki, artistas ceramistas vinculadas, cada qual, a um universo tradicional. A aprendizagem artesanal envolve princípios e valores éticos e humanos que ultrapassam não somente a produção em larga escala da sociedade industrial, como também a reiteração de técnicas e procedimentos didáticos e artísticos ainda muito observados nas propostas de ensino aprendizagem da arte desenvolvidas no espaço escolar, revelando elementos fundamentais para o reencontro da dimensão humana da arte-educação. Permeada pelo fazer conjunto e o diálogo, a condução da aprendizagem de um ofício tradicional por um mestre-artesão é capaz de desencadear a práxis criadora nos aprendizes, que, além de sentirem satisfação com o trabalho, também passam a desenvolver um processo produtivo próprio, em que a experimentação dirigida à busca de novas possibilidades construtivas e ao encontro de um caminho poético particular convive harmoniosamente com a preservação de saberes fundamentais transmitidos de geração a geração.

MATTAR, Sumaya. Contribuições do universo artesanal da cerâmica à formação de professores de arte. In: SIGAM: Simpósio sobre gênero, arte e memória - Abrindo a caixa de pandora, 2008, Pelotas - RS. SIGAM: Simpósio sobre gênero, arte e memória - Abrindo a caixa de pandora. Pelotas - RS: Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, p. 230-236, 2008.

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Disponível na página 230, em: https://wp.ufpel.edu.br/artenaescola/files/2017/12/SIGAM-I.pdf.