identidade GMEPAE - logotipo - para o topo da página

Das estradas e dos desvios: Curso de Especialização em Arte/Educação da ECA/USP (1984-2001) e a formação do professor de arte

Guilherme Nakashato, 2017 – Doutorado em Teoria, Ensino e Aprendizagem de Arte, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pelo autor

A pesquisa apresenta uma análise sobre o Curso de Especialização em Arte/Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, que esteve ativo entre 1984 e 2001, fundado pela Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa e pela Profa. Dra. Regina Stela Barcelos Machado, procurando estabelecer um estudo histórico de seu desenvolvimento na universidade e refletindo sobre sua importância no cenário de transformações da área de Arte/ Educação nas últimas décadas no país. Além disso, o estudo busca compreender as proposições formativas promovidas por este curso de pós-graduação lato sensu que, potencialmente, impulsionou o desenvolvimento de seus alunos, alguns dos quais, posteriormente, seguiram suas próprias pesquisas, em nível de mestrado e doutorado, e ingressaram na carreira acadêmica, tornando-se formadores de arte/educadores. Para tanto, foram realizadas análises de documentos dos arquivos da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ECA e do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação (NACE/NUPAE), bem como a captação de relatos de nove pessoas envolvidas no curso, entre fundadoras, excoordenadoras, ex-professoras e ex-alunos, incluindo minha própria narrativa. Assim, neste trabalho, a narrativa foi adotada em um processo ambivalente tanto como caminho de pesquisa pelos dados recolhidos como pelo aporte teórico de reflexões sobre formação de educadores, apoiado em Paul Ricouer, John Dewey, Walter Benjamin e Regina Machado, permitindo o reconhecimento do Curso de Especialização em Arte/ Educação da ECA/USP (1984-2001) como um desvio propositor na estrada da formação de educadores, ou seja, como uma ousada iniciativa que marcou presença nas transformações do panorama da Arte/Educação no Brasil.

NAKASHATO, Guilherme. Das estradas e dos desvios: curso de Especialização em Arte/Educação da ECA/USP (1984-2001) e a formação do professor de arte. 2017. Tese (Doutorado em Teoria, Ensino e Aprendizagem de Arte). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Em virtude do tamanho do arquivo, PDF não disponível no portal GMEPAE. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-07072017-144537.