Carolina Eiras da Silva Pinto (orientação: Sumaya Mattar), 2024 – Licenciatura em Artes Visuais, Universidade de São Paulo
Este trabalho relata a experiência de monitoria e de regência de uma aula no Curso de Extensão Arte e educação para professores, coordenado pela Profa. Dra. Sumaya Mattar, concebido e ministrado por pesquisadores do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação (GMEPAE), no Departamento de Artes Plásticas (CAP) da Escola de
Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), oferecido de forma gratuita para professores das redes públicas de ensino. A partir dessa vivência, analiso o processo e os resultados do curso. Existe um interesse em tentar responder à pergunta O que ficou? levando em consideração o impacto na formação dos participantes e na constituição das relações que se deram na sala de aula; também reflito sobre possíveis incoerências, sobre o encadeamento das aulas, a conexão entre conteúdos e a relação da turma com assuntos que foram levantados no curso, dando destaque para o vínculo afetivo. Pretende-se, numa abordagem ensaística, delinear potencialidades, limitações e expectativas que possam ser levadas em consideração na próxima edição do curso. Acompanhando o relato de aulas do curso a partir da minha observação como monitore, se esboça uma impressão geral sobre a complexidade da docência em artes
Todos os direitos reservados
Coordenação | Sumaya Mattar
Pesquisa e Conteúdo | Leandro de Oliva Costa Penha, Priscila Akimi Ayashi e Elisabete Marin Ribas
Apoio técnico | Luiza Oliveira Lino dos Santos
Criação do logotipo GMEPAE | Isabella Pugliese Chiavassa
Desenvolvimento Web | VAR Digital