Entre a Monalisa e a Beyoncé: notas sobre o uso do videoclipe Apleshit na aula de artes na educação para jovens e adultos

Anna Beatriz Gomes Hudler (orientação: Sumaya Mattar), 2022 – Licenciatura em Artes Visuais, Universidade de São Paulo

Resumo fornecido pelo autor:

Este trabalho apresenta a elaboração e execução de uma oficina interdisciplinar de artes utilizando, como material principal, o videoclipe Apeshit (2018), da dupla The Carters, formada pelo casal Beyoncé e Jay-Z. O vídeo, que se passa no Museu do Louvre, exibe obras de arte consagradas, como a Vênus de Milo e a Monalisa, em contraste com performers e bailarinos negros. Sendo assim, o objetivo da oficina foi debater o apagamento negro na história da arte, os objetos colocados em museus europeus após o saque de seus países de origem e outros significados por trás do videoclipe. A oficina, de seis dias, aconteceu durante o módulo de Artes na EJA - Educação de Jovens e Adultos, da EMEF Dona Angelina Maffei Vita, nas aulas regulares da terceira etapa.

HUDLER, Anna Beatriz Gomes. Entre a Monalisa e a Beyoncé: Notas sobre o uso do videoclipe Apleshit na aula de artes na educação para jovens e adultos. 2022. 177f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2022.

Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/be307759-fa51-4f42-8b28-b50f503853e9/tc5242-Anna-Hudler-Entre.pdf.